relacionados

domingo, 6 de maio de 2018

VOU CASAR E AGRA PARTE 5 A FESTA.


Como diria um amigo, essa é a melhor parte da festa...





A COMIDA...
E com resolver como vamos servir? Na verdade não nem tanto o que servir. É como servir, cada tipo de festa tem um tipo de serviço de mesa. Serviço de mesa é como a comida é oferecida aos convidados. Existem vários tipos tradicionais. E também alguns bem modernos que estão na moda...
Vamos começar falando dos tipos de festas.  Quando já se sabe o tipo de casal, é possível pensar no tipo de festa que eles vão oferecer. Isso é independente do dinheiro que eles têm em caixa.
Com um pouquinho de criatividade e bom senso qualquer um faz um banquete.  A questão é será o melhor para sua festa? Eu acho que servir lombo de porco com calda de manga em uma recepção na praia não é o mais indicado. Assim como servir camarão e espetinho de frutas numa festa clássica também não vai combinar muito.
O post de hoje é basicamente falar sobre cada tipo de casamento e os serviços qual irá combinar com qual. Em outro post vou fazer um cardápio simples, e que você mesma pode preparar, para cada tipo de festa e também como calcular quanto de comida por pessoa, hoje esse não é o tema ainda.
Cada casal já se identificou com os tipos de casais, LINK, e sabe mais ou menos o que vai combinar com cada um.  Vamos falar os tipos de casais e o que vai ficar mais harmônico em cada realidade, e cabe a você adaptar para sua realidade (financeira ) ou dependendo da cidade onde mora  muitas não tem  estrutura para determinados tipos de festa.
VAMOS AOS TIPOS DE FESTAS PRIMEIRO.
Antes de disso aconselho que leve em conta um detalhe importante identifique a formalidade ou informalidade da sua festa. Onde será ela? Responda essa pergunta antes mesmo de continuar lendo este post. Vou receber meus convidados em uma casa de eventos com espaço para mesas de jantar? Vou receber eles em minha casa (casa dos meus pais ou em algum sítio)? Tenho intenção de convidar 50 pessoas ou 200? É algo intimo familiar ou é algo para fazer a cidade parar e ver que apesar de todas as dificuldades vocês venceram e estão casando?  (nesse caso de ser para “mostrar as pessoas” aconselho que reveja a intenção de casar. O casamento é para celebrar o amor e não para humilhar e exibir aos outros uma vitória).
Antes disso leve em conta um detalhe simples que vai fazer toda a diferença e simplificar seu trabalho na hora de decidir o que quer na sua festa.
·         Formais (serviço à francesa, serviço à inglesa, serviço empratado)
·         Informais (serviço à americana, à brasileira)


FESTA CLÁSSICA:

São os jantares tradicionais onde são servidas refeições completas. Nesse tipo de festa é aconselhável o uso de garçons. Pode sofrer alteração apenas no caso de ser servido o almoço. Locais como bistrôs, restaurantes, casas de eventos, um jardim, ou mesmo uma piscina (claro que a noite devidamente iluminada), são eventos elegantes e sofisticados que exigem muito cuidado com os detalhes, desde arranjos de flores até os volumes da musica que deve ser mais suave enquanto os alimentos são servidos. Os serviços mais indicados para essas festas são os serviços:

Serviço à francesa

Em matéria de etiqueta à mesa, é o mais requintado, deve ser realizado somente em ocasiões especiais (casamentos, bodas, noivados, quando receber pessoas formais, como ambiente de trabalho – presidentes, diretores, hóspedes estrangeiros, nobres). São situações protocolares, como numa embaixada por exemplo.
Neste serviço, devem-se tomar precauções dobradas, nada pode dar errado; o garçom deve estar impecável (com uniforme e luvas). O mesmo começa servindo a mulher sentada ao lado direito do anfitrião (a convidada de honra), em seguida todas as mulheres, por último o anfitrião. Os pratos saem montados e decorados da cozinha.
Os lugares à mesa são marcados com porta-cartões (placement), onde consta o nome de cada um à frente do local onde deve se sentar.
O garçom que serve à francesa deve ter muita prática, não deve nunca esbarrar nos convidados enquanto serve e nem se encostar à mesa.

Serviço à inglesa
O serviço à inglesa também é um serviço requintado, porém o que o diferencia é que neste serviço o convidado não precisa pegar os talheres da bandeja para se servir, pois o garçom o fará.

O serviço sentado à mesa pode ser feito através do serviço à inglesa, à inglesa direto ou indireto (com utilização do carro de serviço/guéridon), à russa ou à americana.
Existem alguns equívocos de como são retirados os pratos no caso de serviço à francesa (e inglesa), o correto é que os pratos sejam servidos e retirados pelo lado esquerdo: na troca, retira-se o prato pela esquerda e coloca-se o novo prato pela direita.
O Serviço Empratado
O próprio nome já diz: os pratos já vêm montados da cozinha para cada convidado, que precisa estar devidamente acomodado na mesa.



Há mais conforto para os convidados em especial festas que a maioria são convidados não tão jovens ou ainda uma festa mais tradicional. É mais formal e os convidados jantam praticamente no mesmo intervalo de tempo. 
É comumente usado como sinônimo de serviço à francesa

FESTA INFORMAL:

Eventos menos requintados, mas não menos elegantes, são eventos onde as pessoas estão livres para andar e conversar sem muitas regras a mesa assim como os serviços anteriores que são mais rigorosos e cheios de protocolos. Ideias para festas no campo, almoços de casamento, ou na praia, nem sempre é necessário o uso de garçons mas de alguém que acompanhe e confira se as bandejas estão sempre completas (nunca deixe uma bandeja vazia a mesa seja qual for o alimento, desde um petisco até mesmo uma salada) e também alguém responsável por observar as bebidas, certifique-se de que estão sempre na temperatura ideal e de que seus convidados estejam sempre com os copos cheios.  Aqui você pode optar pelas festas mais descontraídas como:
  • *      OS MINI WEDDING que são festas de finger food (mini porções), tudo mini do bolo aos doces bem casados, essas festas ideais para até 100 pessoas para ficar mais intimista e romântico. NÃO ESCOLHA ESSA FESTA APENAS POR PARECER QUE VAI SAIR MAIS BARATO. ALGUNS COZINHEIROS COBRAM MAIS CARO POR ESSE TIPO DE COMIDA.


  • *      Ou um

    Brunch 
    (uma mistura de café da manhã com almoço onde são servidos pães, bolos, doces, cafés, sucos e também chás) LEMBRE-SE DO HORÁRIO QUE PRETENDE REALIZAR SUA FESTA ESSE TIPO DE FESTA NÃO COMBINA MUITO COM EVENTOS NOTURNOS (DEPOIS DAS 17h00min OU SEJA DEPOIS DAS 7:00 DA NOITE)

  • *      BOLO COM CHAMPANHE, NA MINHA UMILDE OPINIÃO UM DOS MODELOS DE FESTAS MAIS ELEGANTES DO MEMENTO MENOS NÃO SENDO TÃO CLÁSSICA, É UMA EXELENTE OPÇÃO PARA OS CASAIS QUE CELEBRAM SEU AMOR POR VOLTA DAS 14h00min HORAS (OU3: 00 HORA DA TARDE) PELO SIMPLES FATO DE NÃO SER INDICADO SERVIR UM JANTAR LOGO EM SEGUIDA.



  • *      COQUETEL, talvez o evento mais simples e comum de todos elegantes, discreto e aconchegante. É uma opção de cardápio mais simples, onde não é servido o jantar e são servidos aos convidados canapés, frios, quiches e salgados, comidinhas mais simples e bolo. Os noivos podem optar em servir pratos quentes, deve-se pensar em opções mais básicas, que possam ser comidas apenas com um garfo. Existe a opção de unir o coquetel com um jantar mais sofisticado, mas isso se quiser prolongar a comemoração. Essa opção costuma ser um pouco mais cara, apesar de ser um desejo da maioria dos noivos. O detalhe é por conta de não ser uma festa muito longa, ela irá durar no máximo 2 horas. ENTÃO SE SUA INTENÇÃO É VIRAR A NOITE. ESCOLHA OUTRO SERVIÇO DE FESTA.





Serviço à americana
O almoço ou jantar é disponibilizado em aparadores, em pontos estratégicos na festa. É uma forma prática e perfeita para quem quer uma festa mais despojada e dinâmica.




 É perfeitamente possível ter requinte e bom gosto, por isso está presente em muitas festas, incluindo as festas de luxo.
 O cardápio, em geral, é mais variado e fica à disposição por mais tempo, permitindo, ao convidado, se servir quando e quantas vezes desejar. Também é uma festa com mais movimento.

Serviços Volantes
Ao tratarmos dos tipos de serviços, devemos lembrar que existem basicamente dois tipos: ou as pessoas sentam-se à mesa ou ficam em pé.

O serviço volante é usado quando se recebe grande número de convidados e é impossível sentá-los à mesa, ou mesmo para garantir a informalidade do evento. No entanto, é de bom tom providenciar cadeiras ou poltronas para acomodar senhoras e pessoas idosas.

A mesa deve ser arrumada com as travessas de iguarias antes que os convidados a ela se dirijam. Numa ponta da mesa posicionam-se os pratos empilhados, com o cuidado que cada pilha contenha no máximo dez pratos.
Os talheres também devem ser arrumados. Quando escolher o cardápio, tenha cuidado em selecionar comidas que dispensem o uso de facas, e os guardanapos podem ser de papel.

Serviço à brasileira

É o tradicional serviço familiar que se realiza nas casas brasileiras. A mesa deve ser arrumada com toda a elegância, pois mesmo sendo pessoas mais íntimas, deve–se ter o capricho de distribuir tudo da melhor forma possível. Nesse serviço não utilizamos garçom, pois as travessas podem estar à mesa.


Os anfitriões têm três opções :
Servir todos os convidados – ou repetir travessas – ou usar o aparador e deixar os convidados se servirem à vontade, antes de servir outra travessas tenha o costume de retirar os objetos sujos.

Bom eu sei que esse não era um tema muito divertido, é mais técnico, mas que deve ser levado em conta quando se organiza um evento, seja você a anfitriã que deixou tudo nas mãos de um profissional, ou a anfitriã que faz tudo. São detalhes que toda pessoa deve saber. Acho que o que falta em alguns casos são aulas de etiqueta, as pessoas caem na informalidade e muitos casos esquecem-se dos bons modos a mesa e em eventos.  Ninguém fica bem em uma festa enchendo a cara e fazendo bagunça, ou ainda comendo feito um dragão,

 deixando de lado que os demais também querem comer. Encher os bolsos e bolça, por favor jamais faça isso, é muito deselegante, no caso de ter ficado alguém em casa que não pode ir chame a anfitriã (dona da festa) a parte e diga a ela com gentileza que a pessoa infelizmente não pode ir por algum motivo e que ela está ali presente de coração e espere que a anfitriã , de bom grado, fale que irá preparar um pratinho com os doces da festa para levar a pessoa. Outras regras de etiqueta em eventos assim irão vir em próximas postagens. 


Nenhum comentário:

ESSE JÁ É SUCESSO NO VERÃO

CONJUNTO VERDE AULA COMPLEMENTAR

 OI MEU AMORES, TUDO BEM COM VOCÊS?  FAZ TEMPO QUE NÃO APAREÇO POR AQUI, MAS VOLTANDO E TRAZENDO NOVIDADES. NO CANAL ESTOU PRATICAMENTE TODO...