relacionados

segunda-feira, 14 de maio de 2018

vou casar e agora? parte 8 quanto de comida por pessoa



Bom dia meninas e ai como estão? Final de semana foi bom?
Pois é o meu foi ótimo pensando nas inúmeras possibilidades que podemos criar para e fazer...
Estamos terminando a sequencia dos vídeos sobre organização de casamento. Pelo menos a parte técnica. Vamos iniciar a parte do faça você mesmo.
Vamos ter post sobre tudo. Até receita de bolo, doces, salgados, saladas, sopas, sucos, de tudo. E ainda ideias de faça você mesmo convites,  lembrancinhas e decoração, nesse ponto do nosso projeto “VOU CASAR E AGORA?” você vai contar com um recurso a mais além das palavras escritas vou fazer tutoriais lá no meu canal das coisas mais difíceis. O que realmente não der pra fazer por foto vai estar lá em vídeo. Então vamos lá começar a pensar no que vamos fazer.
Para o primeiro post eu vou falar maravilhoso. Quando falei sobre tipos de serviço recebi no facebook uma mensagem que me chamou atenção. A pessoa me falou que “eu achei que você ia mostrar receitas de comidas para servir. Mesmo assim valei pelo post.” Eu que agradeço você ter entendido a importância de falar. Muitas festas de casamento e até mesmo de batizado são destruídas e saem do controle de valores, você gasta mais do que tinha pensado e arruína a festa por isso. Pense na ideia de fazer você mesmo tudo.  Ou alguém da sua família, alguém de sua confiança. Pense nisso.  Poderá baratear custos pesquisar os fornecedores com custo mais baixo. E tudo mais de forma bem equilibrada. E ai pode ainda sobrar algum para uma viagem ou um projeto particular (ou guardar na poupança), ou ainda em investir em algum outro detalhe que lhe agrade mais.
Claro que alguns tipos de festas são menos caros que outros. Vai variar de acordo com o que vai ser servido. Nesse caso vamos pensar em quantas pessoas vamos ter no evento.
Para saber quanto gastar por pessoa, ou melhor, investir por pessoa (assim fica menos assustador e mais delicado).
Primeiro ponto a pensar é quanto tempo à festa vai durar isso é importante porque se você calcular mal essa duração e a comida e bebida... Vai ter problema...  
Caso escolha servir um jantar pense em antes de servir os pratos principais sirva aperitivos isso irá diminuir o consumo de alimentos na hora dos pratos principais.
Se escolher essa opção de aperitivos pense em canapés ou frios.  Caso seja na hora de almoço sirva frutas. Jamais sirva doces e compotas isso pode causar algum problema alimentar. E doces tiram o apetite...
Você convidará mais jovem? Mais mulheres? Mais homens?  Homens costumam comer mais que mulheres. E jovens também. Mulheres não comem muito (nem todas), e crianças, terá crianças na festa?(conte cada 2 crianças como 1 adulto na hora de fazer a soma) Ou elas não serão permitidas na festa? Pense nisso quando for começar a calcular a comida a ser servida. Alguns buffet cobram muito caro para festas. E pensar em fazer você mesma ou em pedir ajuda para algum parente, vale muito pena.  Além de ficar com um ar mais informal e caprichado.

VAMOS PENSAR NAS PROPORÇÕES.

  • ·         Calcular 5 a 8 salgadinhos por pessoa se houver almoço ou jantar em seguida
  • ·         Calcular 15 a 18 salgadinhos por pessoa se não tiver outra refeição
  • ·         Calcular aproximadamente 150 gramas de massa por pessoa se for servi-la como acompanhamento de 200 gramas de for servi-la como prato principal.
  • ·         Calcular 120 de frutas e vegetais por pessoa (não conte aqui sucos e bebidas que levem as frutas), são contadas apenas para saladas.
  • ·         Calcular aproximadamente 200 gramas de carnes e peixes (peixes finos e de agua salgada, em ultimo caso peixes de agua doce, mas, muito bem preparados)por pessoa em um almoço ou jantar onde houver outros pratos.
  • ·         Já em churrascos ofereça 400 gramas de carne por pessoa.
  • ·         Calcular 50 gramas de arroz por pessoa. Quando cozido o arroz triplica o peso, ou seja, 50 gramas de arroz cru são equivalentes a 150 gramas de arroz cozido.
  • ·         Uma forma de 22 cm de diâmetro de torta salgada ou doce serve até 10 pessoas.
  • ·         Calcular 5 ou 6 docinhos por pessoas.
  • ·         Calcular 60 gramas de bolo por pessoa (se tiver docinhos ou outras sobremesas) e 100 gramas se o bolo for o único doce da festa como uma sobremesa única.
  • ·         Calcular 1 bola de sorvete por pessoa (aproximadamente 150 gramas) pense em servir bolo com sorvete muito elegante


·         Em relação a sobremesa, o ideal é fazer  com que cada sobremesa dê todos os convidados.
Essas ideias proporções são para que sua festa seja um sucesso. E não fique ninguém sem se alimentar. Algumas pessoas vão eventos apenas para falar depois então não esqueça daquela sua tia que critica tudo sempre e ai prepare o que será servido.
Bom pense nesses detalhes e ai vamos pensar nas ideias de comida, vou dar receitas de bolos, doces e também pensar nas pessoas que tem intolerância a lactose e a glúten, hoje com o aumento da velocidade de informação é mais fácil diagnosticar e conviver falo por experiência própria, geralmente fico sem comer nada nos eventos porque quase tudo tem leite.
Até o próximo post beijos.

Nenhum comentário:

ESSE JÁ É SUCESSO NO VERÃO

CONJUNTO VERDE AULA COMPLEMENTAR

 OI MEU AMORES, TUDO BEM COM VOCÊS?  FAZ TEMPO QUE NÃO APAREÇO POR AQUI, MAS VOLTANDO E TRAZENDO NOVIDADES. NO CANAL ESTOU PRATICAMENTE TODO...